O buquê de noiva é um dos elementos mais tradicionais do casamento. Acredita-se que tudo começou na Grécia antiga. Na época, os buquês eram feitos de ervas e grãos como garantia de que o casal teria uma união frutífera. Já na Idade Média, a noiva caminhava até a igreja, coletando flores e ervas que os convidados entregavam para chegar no altar com um buquê pronto em suas mãos.
Com o passar do tempo, as noivas passaram a ter mais liberdade para escolher os detalhes do casamento. Mudaram os formatos de buquês, adicionaram folhagens, trocaram as cores clássicas como o branco e o vermelho, por misturas de cores e texturas…
Lírios, rosas, tulipas, camélias, flores silvestres… Se há algo importante e que compõe look do seu casamento, é o buquê de noiva. Ele simboliza a vida e a fertilidade, além de dar um charme especial a um dia tão importante.
Hoje, o buquê de noiva significa principalmente “vida” e “fertilidade”. No entanto, cada flor possui um significado diferente – de acordo com a cor que você escolhe também. Por isso, é algo que muda de noiva para noiva, conforme seus desejos para o casamento e vida a dois.
Para escolher a flor do buquê é importante verificar a data do casamento e a estação em que acontecerá. Para a primavera e verão, temos que pensar um pouco em flores como astromélias, rosas grandes e lisiantos. Isso porque, além de clássicas são resistentes ao calor típico dessa estação, o que evita que o buquê se desmanche até a entrada da noiva.
Buquê de noiva redondo
Um dos mais procurados pelas noivas, é um buquê de noiva redondo que simula metade da uma esfera. Seu diâmetro geralmente não mede mais de 30 centímetros e é composto por pequenas flores. Este tipo de buquê é ideal para vestidos de casamento simples, mas com saia mais elaborada ou com saia volumosa.
Buquê de noiva silvestre
Este tipo de buquê de noiva está super na moda. Ele é composto por qualquer tipo de flor da estação. Caracteriza-se por ser casual, simples, com um caimento bonito e um toque boho. É ideal para celebrar casamentos no campo ou casamentos com estilo rústico. Se você decidiu usar um vestido de tecidos leves e com muito movimento, com rendas ou flores bordadas, esse é o seu buquê!
Buquê de noiva assimétrico
Um dos modelos mais vistos ultimamente nos blogs de noivas e inspiração. É um buquê de noiva formado por flores muito diferentes dispostas de uma maneira que parecem estar bagunçadas, mas estão perfeitamente pensadas para estar estrategicamente onde deveriam. São ótima opção para as noivas que escolhem vestidos de decotes fechados, simples e sofisticados, e com decote coração, deixando o protagonismo para o buquê.
Buquê de noiva com haste longa/ braçada
É um estilo de buquê que pode ser semelhante ao buquê de noiva clássico, mas que é diferenciado pelo tipo de flor e pelo comprimento, muito mais longo e mais fino. Eles são perfeitos para mulheres altas. Devem ser carregados como se a noiva tivesse acabado de colher as flores no jardim.
O buquê não faz parte da decoração. Por isso, não se preocupe em combinar as cores e flores. Tenha algo exclusivo, de acordo com o seu visual. Esqueça o resto da paleta de cores da festa!
Cuidado com o tamanho do buquê! A regra é bem simples: noivas baixas devem usar buquês pequenos. Enquanto as altas, podem apostar nos maiores. Desta forma, o buquê não esconde o vestido, nem faz parecer que você é muito mais alta.
Mix de flores e tons proporcionam um buquê mais cheio e chamativo. Não tenha medo de ousar na composição.
Comments